sexta-feira, 9 de agosto de 2019

CLEOPATRA VII - Parte VI

CLEÓPATRA VII – A MAIS FAMOSA: “ENCERRAMENTO DA SÉRIE”
Muito se discute sobre a aparência de Cleopatra, se era bela, feia, branca, negra. E se era verde, laranja ou tinha sardas fluorescentes pelo corpo? Importa? Antes de qualquer coisa, é necessário pensar na rainha além da cor. As discussões atuais giram muito em torno de “Cleópatra negra, Cleópatra branca, Cleópatra no cinema” e suas realizações como governante acabam por cair em segundo plano. Inteligente, ela fez ações que eram inimagináveis para mulheres de sua época. Foi pioneira, aprendeu o idioma da terra governada e, engenhosamente, aliou-se a homens poderosos.
Como era fisicamente? Talvez a pergunta fique eternamente sem resposta... Os vencidos a taxaram como uma mulher feia, baixinha e nariguda. Já as imagens do Egito apresentam uma mulher diferente. Quem está certo? Se por muitos séculos os faraós se “embelezavam” nas estátuas e murais, podemos crer que a fonte egípcia é mais confiável à primeira vista? Ou ficamos com “aquela pulga atrás da orelha” e acreditamos nos romanos?
A mulher mais poderosa de uma civilização será um enigma por muitos séculos. Quiçá milênios. Cléo vai estar na boca do povo, não deixando nunca seu nome e legados morrerem. Antes de qualquer coisa, vamos apreciar suas representações cinematográficas, por exemplo, com mais abertura: Por qual motivo o estúdio a representou nesses moldes, com essas características e essa cor? Elizabeth Taylor é a Cleópatra VII certa e todas as outras são erradas?
Lyz é a errada frente a visão histórica? Seu figurino está certo e o cenário errado? Aconteceu uma salada dinástica no filme com mistura de personagens? ATENÇÃO! São FILMES! Se quisermos fidelidade a história que assistamos a um DOCUMENTÁRIO (e se bobear, não tem 100% de fidelidade nem ali). Mas vocês se perguntam: E quem pensa diferente disso está errado? Não. Ainda vivemos em uma democracia e cada cidadão é livre. Só sugiro que tenhamos uma mente mais aberta nesse assunto delicado. Voltemos a Cleópatra.
Seu legado sobrevive em numerosas obras de arte, tanto antigas quanto modernas. A historiografia romana e a poesia latina produziram uma visão geralmente polêmica e negativa da rainha que permeava a literatura medieval e renascentista. Nas artes visuais, representações antigas de Cleópatra incluem a cunhagem romana e ptolemaica, estátuas, bustos, relevos, vidros e esculturas de camafeus, e pinturas.
Foi tema de muitas obras na arte renascentista e barroca, que incluiu esculturas, pinturas, poesia, dramas teatrais, como Antônio e Cleópatra, de William Shakespeare, e óperas como Giulio Cesare in Egitto, de Georg Friedrich Händel. Nos tempos modernos, tem aparecido tanto nas artes aplicadas e belas artes, na sátira burlesca, em produções cinematográficas e em imagens de marcas para produtos comerciais, tornando-se ícone da cultura popular da egiptomania.

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